Arquivos Formato Gerber

Manual Circuibras

Utilize o Manual de orientação ao projeto Circuibras no desenvolvimento de seus projetos a fim de otimizar o processo de produção.

Veja também:
Como otimizar a produção de suas placas de Circuito Impresso com a Circuibras

Ao enviar arquivos para orçamento, é desejável que os arquivos sejam fornecidos em formato Gerber RS274 - X por se tratar de um formato facilmente portável para os diversos softwares de CAM, proporcionando segurança e agilidade para os processos da área de CAM. Porém as demais variações do formato Gerber são bem suportadas, mas em alguns casos é necessário o desenvolvimento de interpretadores para a lista de aberturas o que acaba retardando os processos de orçamento e manipulação eletrônica.

 

Flashed Pads

Uma característica importante nos arquivos Gerber é que os mesmos sejam do tipo Flashed Pads e não do tipo Drawn Pads. As Figuras 24 e 25 ilustram a visão interior de um arquivo Gerber para demonstrar as diferenças existentes entre estes dois tipos. Algumas atividades da área de CAM necessitam de arquivos em Flashed Pads, para que haja uma correta interpretação das Nets. Além disto, este tipo de arquivo é mais “leve”, o que facilita a sua manipulação e seu intercâmbio via e-mail.

Figura 24 Figura 25

Polígonos

Outro aspecto a ser observado diz respeito à construção dos polígonos. A Figura 26 mostra um exemplo de um polígono que torna o arquivo Gerber muito “pesado”, pois é formado por várias linhas com aproximadamente 1 mil de largura e desenhadas em duas direções (eixo X e eixo Y). A Figura 27 ilustra a construção de um Polígono que é formado por linhas com 8 mils de largura e desenhadas apenas no eixo X, o que torna o arquivo bem mais “leve”. A observação deste detalhe facilita as atividades da preparação da documentação.

Figura 26 Figura 27

 

 

CIRCUIBRAS © 2010 - R. Lodovico Kaminski nº 2351 - CIC - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP 81260-040 - Fone/Fax (41) 3314-9000 - Todos os Direitos Reservados